MISSÕES

A IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil, existente desde 1862 é fruto da ação missionária norte americana, por meio do Pr. Ashbell Green Simonton, que veio para o Brasil em agosto de 1858, e tem como característica de sua história o investimento missionário.

Desde sua organização a IPB investiu na evangelização nacional, formando igrejas em todo território Brasileiro, iniciou em 1865 de forma institucional com a formação do Presbitério do Rio de Janeiro. O trabalho presbiteriano cresceu com novas estruturações: o Colégio Internacional de Campinas, em 1869; a fundação da Escola Americana em SP por Chamberlaim, em 1871, hoje denominada Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em 1872, foi formado o Presbitério de São Paulo, segundo a ordem da Assembléia Geral nos Estados Unidos. O Presbitério do Rio de Janeiro ficou ligado ao Sínodo de Baltimore e ao Board de Nova York (EUA), e o Presbitério de São Paulo, ligado ao Sínodo da Virgínia (EUA).

Em 06 de setembro de 1887 se instalou o Sínodo da IPB, com a autorização das Assembléias Gerais das Igrejas dos Estados Unidos, arrolando os Presbitérios do Rio de Janeiro, Campinas e Oeste de Minas e de Pernambuco. Faziam parte deste primeiro Presbitério os missionários do Board de Nova York, do Committee de Nashiville, os ministros nacionais e os presbíteros nacionais, tornando-se em 1888 a missão mais desenvolvida no país, com mais de cinqüenta comunidades para vinte missionários.

Toda Instituição requer organização e estruturação, para isto além dos testemunhos dos crentes e igrejas locais, foi necessário estruturar a ação de expansão em locais mais longíquos e difíceis de alcançar. A IPB passa a ter uma estrutura Missionária com a formação da JMN – Junta de Missões Nacionais.

 A ATUAÇÃO MISSIONÁRIA DA IPB DO JARDIM AEROPORTO

A IPB do Jardim Aeroporto hoje atua fortemente no âmbito missionário contribuindo mensalmente com quase 10 frentes missionárias. Eis alguns dos Missionários assistidos:

FAMÍLIA FRICO

Atualmente atua em Rio Tinto na Paraíba.

FAMÍLIA SOUZA

Atualmente nos EUA onde atualiza seus estudos para futura atuação no campo missionário.

FAMÍLIA TOLENTINO

Atualmente estuda no JMC e atua na região de São Paulo.

FAMÍLIA FALCÃO

Atualmente atua em São Paulo, junto aos “Hispânicos”.